Page Title

banner.jpg
livrospng.png

Crônicas de Artrúsia originalmente é um jogo no estilo dungeon crawl, ou exploração de masmorras. O jogo original é de 1995 e era vendido em uma caixa de fita VHS, onde vinha um livreto de regras, um conjunto de seções de dungeon para recortar e montar, 10 miniaturas de metal e dois dados. Seu nome original era Fortaleza de Berdolock.

 

Era um jogo simples, num momento em que estávamos vivendo o alvorecer do RPG no Brasil, com os primeiros grandes eventos, a chegada dos primeiros sistemas traduzidos e o começo dos sistemas nacionais. O jogo originalmente foi testado por Antônio Marcelo e Jorge Bentes e depois expandido por Antônio Marcelo, quando existia a extinta Riachuelo Games.

 

O Berdolock foi o primeiro jogo do país do gênero e deu origem a diversos outros, servindo de base para expansões feitas por fãs, como as do Tarcísio Lucas Hernandes Pereira e pelo Lucas Conegundes. Se existe um fã número I que manteve a “chama acessa” todos estes anos foi o Tarcísio. Ele foi o responsável em manter o velho necromante vivo e manter um desenvolvimento consistente de idéias, além de campeonatos, eventos, etc com o jogo.

 

 

Este trabalho maravilhoso, junto com a fantástica compilação feita pelo Lucas Conegundes, me fizeram pensar que eu deveria trazer Berdolock de volta. Como o velho bruxo, eu passei por momentos muito difíceis na minha vida, que não são necessários expor aqui. Basta dizer que perdi muitas coisas que considerava preciosas e muitas pessoas queridas. Como diriam os velhos alquimistas: passei pelo Nigredo, Albedo e Citrinitas, mas ainda não atingi o Rubedo.

De posse desta resolução e dos materiais desenvolvidos por diversos fãs comecei a reformular todo o jogo. com o intuito de atender dois grandes estilos de jogadores: o “one Shot Adventurer” e o Jogador que deseja uma narrativa com uma campanha embutida, lore pesado e a possibilidade de jogar com os amigos.

 

Nos dois casos o jogo básico continua sendo “solo”, ou seja você, não precisa de um mestre de jogo, o chamado Oráculo, resolve tudo para você.

 

Mas o que muda então?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O jogo foi atualizado para os tempos atuais, com algumas mecânicas mais dinâmicas e facilidade de resolução de situações. Além disso o lore foi totalmente refeito para integrar dois outros sistemas de jogos que desenvolvi. Esqueça tudo que você sabia sobre Berdolock. Além disso vai ser possível jogar agora com um mestre de jogo.

 

O bruxo foi arremessado pelos eons do tempo e espaço para um novo universo, uma nova realidade. Mas fique tranquilo, muito de seu passado vai estar presente nesta nova existência, pois ele tem fragmentos de sua “vida passada”.

 

Uma outra coisa é que o Berdolock vai continuar sendo o “O Dark Souls” dos Dungeons Crawlers. Continuará sendo um jogo difícil, mas não mais desbalanceado (desta vez a Aranha Gigante, vai poder ser derrotada), mas também atenderá aquele jogador com aventuras mais fáceis e introdutórias.

 

Um outro ponto final para não me extender aqui, é que o oráculo vai cobrir aventuras na Fortaleza/Construções, como ao ar livre, cidades e outras localidades. O objetivo é que possamos expandir em muito o jogo com muitos suplementos e material extra para você.

 

Neste sistema totalmente baseado em d6 e com pegada Oldschool você irá explorar Artrúsia, mas futuramente você irá enfrentar tantos desafios no nosso mundo de jogo. A todos uma boa leitura e excelentes partidas regadas com muitas aventuras, desafios e riquezas!

 

 

Compre o jogo Aqui!

Pega a versão gratuita das Regras Aqui

Visite a página do Itch.io para material suplementar!


 

reinoslivres.png